quarta-feira, 11 de julho de 2007


Rio de Janeiro Capital do reflexo Brasileiro.


Meio sem sentindo esse título!

Mas estive pensando em tudo que li nos jornais essa semana e assisti na televisão, pois na internet quase não deu para navegar, pois minha internet é temperamental funciona quando quer.


Política, violência e jogos. Como as coisas se misturam e a grande maioria não entende que essa conexão é natural. Grande escândalos, algumas prisões importante e jogos da vida acontecendo ao mesmo tempo. Ainda parece tudo muito confuso? Mas esta sim! Pelo menos pra mim!


Sei que há muitos amigos meus cariocas que não gostaram da ideia do Pan Americano esta acontecendo no Rio de Janeiro, por causa da situação triste que vive o Rio com a violência urbana, com os maus tratos que os hospitais públicos vivem, com os mendigos nas ruas, com ruas esburacadas e uma violência que parece que não tem fim.


Eu trabalho na Prefeitura dessa cidade há 10 anos em um projeto que também teve quem amasse e quem odiasse, mas não há como negar que foi uma revolução nessa cidade. Que chamava-se Programa Favela Bairro. Conheci grandes lideranças comunitárias nesse projeto, profissionais de verdade que levam a serio seu trabalho na Prefeitura e políticos oportunistas.


Hoje continuo trabalhando na Prefeitura, porem em outro orgão, mas ainda com favelas em um projeto que também tem tudo para ser revolucionário. Mas falta folego, pois uma única pessoa que acredita esta quase aposentando-se e o politico que acreditou esta em reta final de governo. Mas uma coisa eu tenho certeza nesses anos que estive lá. Quando há vontade politica tudo é possível, mas um ou dois sozinhos não dá é necessário mais pessoas.


Já pensei em ser da politica, quem sabe uma vereadora, mas na ultima eleição para Governador, senadores e deputados desse país pude ver de perto que você pode ser a melhor candidata, comprometida, de caráter, mas se não tem recursos não será eleita. Trabalhei na campanha da Juíza Denise Frossard e posso dizer a vocês com toda minha certeza que ela seria uma excelente Governadora, mas não havia interesse de elege-la, mais esforço que o Prefeito fizesse haviam aliados que não moveram um dedo.


Senti na pele o desrespeitos de partidários aos eleitores, o quanto a politica pode ser cruel e acabar com sonhos. Foi a partir daí que pude perceber o quanto ainda sou pequena e o quanto ainda tenho que crescer. Que posso também ser útil em poder esta aqui nesse momento escrevendo para vocês, mesmo que poucos, mas que podem se multiplicar, refletirem e postarem aqui também seus desabafos.


O Pan Americano sem duvida poderá ser uma grande vitoria ao RIO DE JANEIRO! Sabe por que acredito tanto nisso, pois se mesmo com todo caus conseguirmos fazer aqui no Rio um evento com essas proporções. Quem ganhará será nossa alto estima Carioca, será nossos sonhos de uma cidade com um pouco de paz... Sem dizer é claro que esporte é vida e se tudo corre bem muitas vidas serão salvas, pois o PAN esta despertando em muitos jovens e alguns políticos sérios que esse poderá ser o caminho para um país melhor!


Quanto a violência de ambas as partes. Tanto do trafico quando da policia essa só perde o cidadão de bem que esta no meio dessa guerra urbana, em favelas e nos bairros também! Muitos não divulgam, mas na Comunidade do Jacarezinho a mais de dois meses os moradores dela não conhecem mas a frase “Doce Lar!”. Eu tento pensar como muitos amigos de bairros que dizem! “Puxa, mas lá o trafico é demais! Triste! Violento!” e o pior para mim é ver que tudo é verdade, mas dos dois lados! Traficantes e policiais! Se toda aquela favela fosse de traficantes e viciados com certeza essa cidade já estaria num caus muito pior!


Essa semana em uma rápida passagem na televisão assisti que existem alguns juizes que querem tirar a imunidade politica dos senadores, deputados e políticos de uma maneira geral! Essa de longe é a proposta mais coerente e correta que já ouvi falar em toda minha vida politica, pois mesmo sendo uma formiguinha tenho minha vida politica também. Vou pesquisar mas sobre esse desejo desses juizes, seus nomes e o que anda avançando nessa proposta, mas importante no que podemos ajudar para que ela seja levada até final.


Pois o que também tem muita certeza nesse país é que a imunidade parlamentar e certeza que vai acabar tudo em pizza, só vem fazendo mal a todos nós. Que nos cidadãos também temos nossa parcela de culpa nisso tudo, pois também quando damos o tal “jeitinho brasileiro” também somos coniventes com toda essa pouca vergonha desse nosso país. Tanto nas favelas quando aceitamos favores de traficantes, quanto na cidade ao darmos os R$10,00 aos policias quando infringimos as leis do transito. Esses são só exemplos!


Voltando a politica, jogos e violência. Todos esses são fatos que só saberemos a consequência deles no dia 1º de agosto de 2007. Quando estivermos chegado ao fim do PAN no RIO o PAN DA PAZ.


Gostaria também de lembrar que também teremos o PARA PAN no RIO e que esses esportista também mereciam ter mais espaço na mídia e respeito dos políticos, mas esse fato terá outra consequência que será uma outra reflexão que em breve estarei postando e dividindo com vocês aqui no blog.


Bianca Povoleri.


Fato & Consequência.

3 comentários:

Entropia Máxima disse...

Nós cariocas temos que ter orgulho da nossa cidade, ainda que cheia de problemas. Se não desejarmos o sucesso do PAN, como poderemos alcançar o pódio? Parabéns pelo texto Bia. Continue escrevendo, pois a cada texto você verá o quanto suas idéias evoluem.

Bjs,
Branca Andrade

Unknown disse...

Sempre gostei de pessoas apaixonadas e voce amiga e assim, apaixonada pela vida, pelo Rio, pelas pessoas! Voce acredita num mundo melhor e esta disposta a brigar por isso, acho muito nobre e so faz aumentar a admiracao que tenho por voce! Nao desista nunca, e nem se deixe abater por criticas e contra-tempos, as pedras no caminho so nos fazem mais fortes, mais preparados para nossos novos empreendimentos!
Beijao!!! Luiz Pimentel

Anônimo disse...

Muito bom o texto, reflexivo e que praticamente resume o pensamento do povo que mora na cidade.

Tenho orgulho de vc Bia.

Beijos,
Bruno !