sexta-feira, 6 de julho de 2007

Racismo! Existe nesse país chamado Brasil?


Esse fato é serio e vive a persegui-me, pois sempre sinto o cheiro do racismo no ar quando vejo piadas de mal gosto, sobre negros, cotas ou até mesmo quando uma mulata dança, na apoteose. Os olhares dos homens “brancos” se apresentam como se só assim essas negras servem?! Grosseiro! Já ouvi muito pior. Do tipo: Não saiu com Negras, por causa do seu cheiro e seu cabeço duro!


Sei que tudo parece distante para algumas pessoas, mas aos meus olhos existi sim, caso você não acha nenhum desses comentários citados racista. Acorda, pois você não deve ser desse planeta ou vive um conto de fadas.


Não sou negra, mas sou brasileira e sou a mistura de todas as etnias que imaginar, só não tenho olhos puxados, mas tenho cabelos cacheados, pele parda, bunda grande de negra”Com muito orgulho, pois é uma bela bunda”, nariz de italiana e olhos de portuguesa. Acredito que minhas ancestrais devem ter sido belas putas, por todas essas misturas existente em meu corpo. (risos).


Já parou em frente a um espelho e parou para olhar detalhes de seu corpo e tentar decifra de onde veio? Faça isso e reflita! Você já parou para olhar como o corpo de uma negra é lindo! Que os negros além de belos sorrisos tem uma mão, um par de pernas que deixa qualquer branco na pista.


Vamos mais longe. A determinação que um negro tem em defender seus direitos, de ir a luta por seus sonhos, de encarar todos os dias os obstaculo de ser negro em um país hipócrita. A ideia nem de longe é incentivar uma luta ou dizer que negros não são todos respeitados nesse país, mas negar existe, no Brasil. Ai é pedir demais, mas é fato que também existem sim pessoas que sabem respeitar suas diferenças e vivem em paz.


Eu mesma pude ter sofrido um pré-conceito por ser “branca”. No momento eu fiquei pensativa, mas depois eu tive que concordar com a firmação de uma amiga que é assistem social, líder comunitária e negra, quando disse pra mim que eu não teria acesso nas favelas como ela, porque sou branquinha.

Cheguei sentir-me diminuída na hora, mas depois andando com ela em uma comunidade que eu já atuava por mais de um ano, percebi que ela em um dia andado nos becos e viela, ela estava tão a vontade que parecia ser intima de todos que passavam por nos duas. Refleti, sou eu quem não sou capaz de me comunicar, ou é eles que não aceitam minha cor? Ninguém nunca me tratou mal pelo contrario, mas era fato que eu não pertencia a comunidade deles e por isso não era de confiável.


Nosso país tem mascara de todas as formas, pois o pré-conceito é tão burro, nos cega de todas as formas. Engana-se quem acha que o racismo no Brasil existe só com negros, nada disso há com nordestinos também, índios e até estrangeiros.

Nos somos os primeiros a dizer: Esse é gringo, olha a forma dele se vestir, veja o mole que ele esta dando com aquela maquina fotográfica...e por ai vai!

Quanta ignorância, quem é o povo que mais vocês vêem dando duro nas grandes cidades e na roça para nos alimentar? Os Nordestinos!

Quem mais entendi de remédios medicinais neste país que tem a natureza como alternativa para curar, pelo menos 500 anos? Os Índios!

Quem mais gera dinheiro para nosso povo, mesmo não sendo patriota e na maioria dos casos são as empresas que paga os impostos e os funcionários de maneira, mais correta nesse país? São os empresários Estrangeiros! A maioria do povo brasileiro quer trabalhar para uma multinacional.

Quem é a raça mais otimista e alegre deste país? A raça Negra!

Sabe onde esta a prova de tudo o que relatei e o sucesso de toda essa mistura de povos, conhecimento, trabalho, negócios e alegria. Nas maiores metrópoles desse país chamado Brasil.


Temos em nossas mãos grandes tesouros como a nossa própria natureza representada pela floresta amazônica, nossa costa marítima e nossa mistura de raça que não se encontra em lugar nenhum deste mundo. Vamos ter mais carinho com nossos tesouros e respeito, pois o mundo ainda nos terá como exemplo a ser seguido. Acreditem nisso!

Então repito para vocês, parem, pensem, reflitam e se olhem no espelho! Diga se algumas dessas qualidade que citei não existe em você brasileiro? Branco, Negro, Nortista, Índios ou Estrangeiros.


Bianca Povoleri.

Fato & Consequência.

4 comentários:

Fábio Birita disse...

legal Bia, tô curtindo os textos e vou favoritar pra sempre estar dando uma passada por aqui!
Beijos e muito sucesso!!!

:)

Anônimo disse...

Olá, Bia! Primeiramente estou aqui para te desejar sucesso no seu blog. Não um sucesso de massa, com dezenas de comentários desnecessários, mas sim te desejo o reconhecimento, este sim, muito importante para a sua carreira. Como "rata" de internet, já fui blogueira e, nesse tempo, adquiri muitos conhecimentos. Foi uma época ótima, a rede não era tão banalizada como hoje em dia.

Agora, sobre o racismo, nota-se que aqui no Brasil ele é mais implícito que nas outras nações devido às CONSEQÜÊNCIAS que normalmente acontece a quem cometer essa prática. Não adianta, qualquer tipo de discriminação não terá solução, já vem da criação de cada ser, assim como o machismo, a discriminação social, a discriminação regional, a discriminação lingüística, a xenofobia e tantas outras...

Repare que no Orkut existe a definição da raça "Branca" é Caucasiano, logo maioria das pessoas de cor branca se descrevem dessa maneira. Caucasiano é para quem nasce na Caucásia, ora! Somos brasileiros, portanto multiétnicos e ponto final que já falei de mais, rs...

Mute disse...

Muito bom mesmo, adorei!!!
Quero te desejar muito sucesso nessa empreitada.
Pois com suas nobres e poderosas palavras venha fazer a diferença.
É isso aí pequena, manda ver, beijos!!!

Anônimo disse...

Isso é mto serio e complicado.
Quem ja não fez algum comentario q magoou alguem? Sem querer ou proposital?
O ser humano é cruel de natureza e com o passar do tempo ta cada dia mais frio, pensando em se "dar bem" as custas dos outros.
Mto oportuno esse texto
Nos faz refletir sobre nossas atitudes e de quem nos cerca